Validação de Instrumento para Avaliação da Cultura de Segurança de Alimentos em Unidade de Alimentação e Nutrição Offshore.
Resumo
A indústria petrolífera ocupa papel importante na economia nacional. As plataformas são consideradas um ambiente extremamente suscetível a riscos sanitários, devido a fatores como exposição dos trabalhadores a alimentação restrita, oferta de água única, dificuldade de acesso à assistência à saúde e longos períodos de confinamento. As empresas de hotelaria marítima são responsáveis pelos serviços de produção e fornecimento de alimentação, além dos serviços de higienização dos ambientes do casario (área habitável da plataforma que contempla camarotes, corredores academia, enfermaria, salas de trabalho entre outras). A Cultura de Segurança de Alimentos (CSA) está diretamente relacionada ao comportamento humano tendo sido reconhecida como um fator de risco emergente para as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A ocorrência de surtos de DTHA em
unidades offshore pode causar grandes impactos econômicos, tendo em vista a interrupção dos serviços, além da dificuldade logística e operacional de execução de um plano emergencial em casos de envolvimento de número significativo de acometidos. O presente estudo teve por objetivo elaborar e validar um instrumento para Avaliação da CSA em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Offshore (UAN) no segmento offshore, visando contribuir com o tema hotelaria marítima na perspectiva de alimentação coletiva. Neste estudo foram identificados 7 componentes críticos para CSA em UAN Offshore: Liderança, Comunicação, Autocomprometimento, Ambiente de Trabalho, Trabalho em Equipe, Pressão no Trabalho e Percepção de Riscos, e a partir destes elaborou-se um instrumento para Avaliação da CSA em UAN offshore com a participação e validação de especialistas. Após a validação, este instrumento foi aplicado para manipuladores de alimentos de uma UAN offshore. A coleta de dados destes respondentes indicou que esta UAN offshore demonstra atender os requisitos de CSA, entretanto faz-se necessário a realização de treinamentos que enfatizem a percepção de riscos. Sugere-se que no futuro que seja aplicado nesta unidade offshore instrumentos para mensuração da maturidade da CSA.