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Ageísmo no contexto educacional: percepções estudantis sobre a participação em cursos de saúde do Campus Realengo

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Ver/
Rita de Cássia e Greice Xavier (198.7Kb)
Fecha
2022
Autor
Freitas, Rita de Cássia Pires de
Baraque, Greice Xavier
Metadatos
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Resumen
O envelhecimento populacional mundial vem sendo estudado em vários contextos, sendo um deles o contexto educacional. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) demonstraram que entre 2015 e 2019 houve um aumento de aproximadamente 23,5% em matrículas de indivíduos acima de 40 anos nos cursos de graduação no país, estimando haver intergeracionalidade em sala de aula. Tal fato desafia os estudantes a conviverem entre si a partir de diferenças inúmeras, inclusive etárias, e o fator idade como marcador de diferença entre os indivíduos têm importância considerável na complexidade das relações sociais. Na sociedade contemporânea, em que se enfatiza ideais exacerbados da juventude, podem ocorrer atitudes negativas, baseadas em estereótipos e crenças de que indivíduos, ao envelhecer, sejam desqualificados por noções de improdutividade e incapacidade, levando ao fenômeno denominado ageísmo. O presente estudo é um trabalho de conclusão de curso (TCC), de graduação em Terapia Ocupacional, tratando-se de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar a ocorrência de ageísmo na percepção dos estudantes pesquisados, durante seu processo educacional, no campus Realengo (CReal), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde são ofertadas as graduações em Terapia Ocupacional, Farmácia, Fisioterapia e curso técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS). Realizou-se uma pesquisa junto aos estudantes atuais e egressos, com idade a partir de 40 anos, de ambos os sexos, dos cursos supracitados, a respeito da sua percepção sobre o ageísmo no contexto educacional. Os relatos compatíveis com o ageísmo também foram acolhidos e oportunizaram compreensão do problema no contexto educacional local.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1398
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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