Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-03-21T15:14:24Z
dc.date.available2025-03-21T15:14:24Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOUZA, Daiane Antonio dos Santos. Educação infantil e a questão ambiental: uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal carioca. Orientador: Alexandre Maia Bomfim. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1344
dc.description.abstractEsta dissertação possui como objetivo analisar e cultivar a relação entre a Educação Infantil e a natureza, enfatizando como experiências ao ar livre aproxima a Educação Ambiental Crítica, especialmente no contexto pós-pandemia. A pesquisa buscou compreender as percepções das crianças sobre ambientes naturais e documentar essas vivências por meio de Mini-histórias, promovendo uma reflexão sobre a importância dessa conexão. Após enfatizar a importância de currículos nacionais e municipais que integrem a experiência da criança com práticas pedagógicas que promovam a interação com a natureza, buscou-se ao mesmo tempo criticar a segmentação disciplinar que ainda permeia a educação. A Educação Ambiental Crítica na Educação Infantil, especialmente no contexto da pandemia, evidencia a necessidade de reconectar as crianças com a natureza e valorizar as vivênciaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHistórias infantojuvenispt_BR
dc.subjectCrianças - Linguagempt_BR
dc.titleEducação infantil e a questão ambiental : uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal cariocapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Daiane Antonio dos Santos
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples