Mostrar el registro sencillo del ítem
Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03
| dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Aparecida Gomes | |
| dc.date.accessioned | 2025-02-20T20:44:59Z | |
| dc.date.available | 2025-02-20T20:44:59Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | FONSECA, Marnie Marques da. Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1325 | |
| dc.description.abstract | No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo sem identidade. Frente a tais pontos, na presente pesquisa bibliográfica, objetivamos refletir sobre de que maneira a proposta de diálogo histórico entre tecnologias ancestrais africanas e tecnologias digitais contemporâneas pode colaborar para o cumprimento da referida lei. Além disso, argumentamos que essa aproximação seria uma forma de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em sala de aula, crítica e contextualizadamente, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo ainda a necessária reparação histórica à população negra. Com os textos pesquisados, questionamos e criticamos a hegemonia da branquitude nas práticas de ensino, que se apresenta como mais um instrumento de hierarquização da história africana e afrodiaspórica, e destacamos como fundamental o ensino sobre a história da matemática e da escrita, por estas perspectivas. Por fim, defendemos que mais do que uma educação antirracista, é urgente uma educação afroreferenciada e afropositivada. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
| dc.subject | Brasil. Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | África - História | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.contributor.author | Fonseca, Marnie Marques da | |
| dc.type | TCC | pt_BR |
