• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03

Thumbnail
View/Open
Artigo_Marnie Marques.pdf (7.104Mb)
Date
2024
Author
Fonseca, Marnie Marques da
Metadata
Show full item record
Abstract
No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo sem identidade. Frente a tais pontos, na presente pesquisa bibliográfica, objetivamos refletir sobre de que maneira a proposta de diálogo histórico entre tecnologias ancestrais africanas e tecnologias digitais contemporâneas pode colaborar para o cumprimento da referida lei. Além disso, argumentamos que essa aproximação seria uma forma de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em sala de aula, crítica e contextualizadamente, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo ainda a necessária reparação histórica à população negra. Com os textos pesquisados, questionamos e criticamos a hegemonia da branquitude nas práticas de ensino, que se apresenta como mais um instrumento de hierarquização da história africana e afrodiaspórica, e destacamos como fundamental o ensino sobre a história da matemática e da escrita, por estas perspectivas. Por fim, defendemos que mais do que uma educação antirracista, é urgente uma educação afroreferenciada e afropositivada.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1325
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV