dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), segundo o Manual
Diagnóstico e estatístico de transtornos Mentais (DSM-5), é um transtorno do
neurodesenvolvimento, frequentemente observado na infância com alterações
significativas no comportamento. Os fatores neurobiológicos comprometem algumas
funções, uma delas é a aprendizagem. Os critérios para o diagnóstico do TDAH são
descritos no DSM-5, tendo como base uma lista de 18 sintomas, sendo que os mais
importantes são: desatenção, hiperatividade/impulsividade. Um fator que pode causar
confusão no diagnóstico de TDAH é a presença de comorbidades, como o Transtorno
Desafiador Opositor (TDO), considerado um dos mais frequentes. No mundo há uma
prevalência de 5,3% de crianças diagnosticadas com TDAH, sendo considerada alta.
No Brasil estima-se que de 3 a 6% de crianças e adolescentes e de 4,7 de adultos
têm TDAH. Na avaliação do Terapeuta Ocupacional (TO) embasada na análise do
desempenho ocupacional, é possível identificar comprometimento causado pelo
TDAH no cotidiano da criança. O tratamento terapêutico ocupacional será feito
privilegiando experiências de acordo com o contexto da criança com TDAH.
Entendemos que o processo educativo pode ser considerado como uma ocupação
infantil, e que podemos considerar os terapeutas ocupacionais como profissionais
aptos a atuar como colaboradores no processo de inclusão escolar. O objetivo desta
pesquisa é identificar as possíveis estratégias que o terapeuta ocupacional pode
utilizar para melhorar o desempenho escolar de crianças com TDAH. O presente
estudo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica da literatura em português
com pesquisa em quatro fontes de busca: BVS, SCIELO, Cadernos de Terapia
Ocupacional da Universidade de São Carlos e Revista de Terapia Ocupacional da
Faculdade de São Paulo. O resultado apresentou seis artigos de Terapeutas
Ocupacionais, com possíveis estratégias que possam melhorar o desempenho
escolar de crianças com TDAH. Nas discussões obtemos resultados que
demonstraram mudanças positivas e confiáveis com relação as estratégias utilizadas:
Contação de Histórias; capacitação de professores; consultoria colaborativa com
ações dos terapeutas ocupacionais; provas de desempenho da escrita e da leitura; a
utilização do brincar. | pt_BR |