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dc.contributor.advisorFriedrich, Margarete Pereira
dc.date.accessioned2025-01-28T18:17:13Z
dc.date.available2025-01-28T18:17:13Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Isis Gabrielly Cardoso da. Conflitos socioambientais em Arraial do Cabo-RJ: jogo educativo como metodologia em Educação Ambiental. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1296
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa objetivou analisar os diversos conflitos socioambientais identificados, no município de Arraial do Cabo, por diferentes atores representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil a fim de elaborar um jogo didático sobre o tema, que possa ser usado no desenvolvimento da educação ambiental em diferentes séries do ensino fundamental e médio. A metodologia desenvolvida seguiu as etapas: a) estudos prévios na literatura para a elaboração de um levantamento dos conflitos socioambientais existentes em Arraial do Cabo; b) classificação dos conflitos socioambientais em dimensões pré-determinadas; c) estruturação e aplicação de entrevistas com representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil; d) análise dos dados que serviram de base na confecção do jogo didático de educação ambiental; e) aplicação do jogo em turmas do ensino público fundamental; f) aplicação de questionários pré e pós jogo didático, visando avaliação do jogo e da aprendizagem sobre o tema. Como resultados, obteve-se que cinco representantes foram entrevistados, vinte tipos de conflitos socioambientais foram identificados, dentre os quais nove foram utilizados na confecção do jogo didático de EA. Quarenta alunos do ensino público fundamental participaram da atividade de forma lúdica e crítica, relatando que por meio do jogo proposto ficou mais fácil compreender e discutir os problemas ambientais envolvidos nos conflitos socioambientais do município onde moram e estudam. Antes do jogo, identificou-se que 92,5% dos alunos desconheciam tais conflitos socioambientais. Após a atividade com o jogo, foi possível verificar que os alunos compreenderam que a relação sociedade natureza não se estabelece de forma harmônica e sim em forma de conflitos de uso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectArraial do Cabo (RJ)pt_BR
dc.titleConflitos socioambientais em Arraial do Cabo-RJ: jogo educativo como metodologia em Educação Ambientalpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Isis Gabrielly Cardoso da
dc.typeTCCpt_BR


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