Conflitos socioambientais em Arraial do Cabo-RJ: jogo educativo como metodologia em Educação Ambiental
Resumen
O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar os diversos conflitos socioambientais
identificados, no município de Arraial do Cabo, por diferentes atores representantes de
órgãos públicos, privados e sociedade civil a fim de elaborar um jogo didático sobre o
tema, que possa ser usado no desenvolvimento da educação ambiental em diferentes
séries do ensino fundamental e médio. A metodologia desenvolvida seguiu as etapas:
a) estudos prévios na literatura para a elaboração de um levantamento dos conflitos
socioambientais existentes em Arraial do Cabo; b) classificação dos conflitos
socioambientais em dimensões pré-determinadas; c) estruturação e aplicação de
entrevistas com representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil; d)
análise dos dados que serviram de base na confecção do jogo didático de educação
ambiental; e) aplicação do jogo em turmas do ensino público fundamental; f) aplicação
de questionários pré e pós jogo didático, visando avaliação do jogo e da aprendizagem
sobre o tema. Como resultados, obteve-se que cinco representantes foram
entrevistados, vinte tipos de conflitos socioambientais foram identificados, dentre os
quais nove foram utilizados na confecção do jogo didático de EA. Quarenta alunos do
ensino público fundamental participaram da atividade de forma lúdica e crítica, relatando
que por meio do jogo proposto ficou mais fácil compreender e discutir os problemas
ambientais envolvidos nos conflitos socioambientais do município onde moram e
estudam. Antes do jogo, identificou-se que 92,5% dos alunos desconheciam tais
conflitos socioambientais. Após a atividade com o jogo, foi possível verificar que os
alunos compreenderam que a relação sociedade natureza não se estabelece de forma
harmônica e sim em forma de conflitos de uso.