dc.contributor.advisor | Silva, Márcia Cristina de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T15:36:28Z | |
dc.date.available | 2025-01-23T15:36:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | D'AVILA, Anna Luiza de Castro; SILVA, Íris Marques Gonçalves. Consenso e controvérsias das evidências científicas sobre os conceitos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1285 | |
dc.description.abstract | O Transtorno Específico da Aprendizagem (TA) e a Dificuldade de Aprendizagem (DA)
são condições que afetam negativamente o processo de ensino-aprendizagem das
crianças. Sendo assim, o TA se caracteriza como um transtorno do
neurodesenvolvimento, permanente e de origem biológica e são conhecidos como
dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia. Já a DA é transitória, advinda de fatores
externos como problemas familiares, socioeconômicos e emocionais. Contudo, na
literatura tem sido muito comum a utilização desses termos como sinônimos em
diversos tipos de produção científica. Com isso, o objetivo desse trabalho foi verificar
se há ou não consenso na literatura sobre a definição e aplicação dos termos
Transtorno Específico da Aprendizagem e Dificuldade de Aprendizagem. A partir da
seleção de artigos, percebeu-se uma variação no referencial teórico usado pelos
autores para conceituação da DA. No entanto, muitos utilizaram o Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) para caracterizar o TA. Dos oito estudos
selecionados, duas pesquisas não se aprofundaram no tema, e outros dois não
informaram adequadamente qual o embasamento teórico. Apenas em dois artigos o
uso dos termos estava correto. Infere-se, portanto, que houveram melhorias nas
pesquisas sobre a temática, porém observa-se a necessidade de um consenso por
parte daqueles que se debruçam no assunto para que o uso dos construtos seja
adequado para evitar divergências teóricas e as consequências que isso pode trazer
como a banalização medicamentosa e a patologização inapropriada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Específico da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Consenso e controvérsias das evidências científicas sobre os conceitos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem | pt_BR |
dc.contributor.author | D'Avila, Anna Luiza de Castro | |
dc.contributor.author | Silva, Íris Marques Gonçalves | |
dc.type | TCC | pt_BR |