Consenso e controvérsias das evidências científicas sobre os conceitos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Fecha
2023Autor
D'Avila, Anna Luiza de Castro
Silva, Íris Marques Gonçalves
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O Transtorno Específico da Aprendizagem (TA) e a Dificuldade de Aprendizagem (DA)
são condições que afetam negativamente o processo de ensino-aprendizagem das
crianças. Sendo assim, o TA se caracteriza como um transtorno do
neurodesenvolvimento, permanente e de origem biológica e são conhecidos como
dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia. Já a DA é transitória, advinda de fatores
externos como problemas familiares, socioeconômicos e emocionais. Contudo, na
literatura tem sido muito comum a utilização desses termos como sinônimos em
diversos tipos de produção científica. Com isso, o objetivo desse trabalho foi verificar
se há ou não consenso na literatura sobre a definição e aplicação dos termos
Transtorno Específico da Aprendizagem e Dificuldade de Aprendizagem. A partir da
seleção de artigos, percebeu-se uma variação no referencial teórico usado pelos
autores para conceituação da DA. No entanto, muitos utilizaram o Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) para caracterizar o TA. Dos oito estudos
selecionados, duas pesquisas não se aprofundaram no tema, e outros dois não
informaram adequadamente qual o embasamento teórico. Apenas em dois artigos o
uso dos termos estava correto. Infere-se, portanto, que houveram melhorias nas
pesquisas sobre a temática, porém observa-se a necessidade de um consenso por
parte daqueles que se debruçam no assunto para que o uso dos construtos seja
adequado para evitar divergências teóricas e as consequências que isso pode trazer
como a banalização medicamentosa e a patologização inapropriada.