Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNogueira, Susana Engelhard
dc.contributor.advisorCarvalho, Mauren Lopes de
dc.date.accessioned2024-12-03T20:04:57Z
dc.date.available2024-12-03T20:04:57Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thalia Pimentel. Estresse crônico e Síndrome de Burnout em estudantes na área da saúde. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1276
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é conceituada como “combustão completa”, significando a exaustão do indivíduo perante situações estressoras crônicas, além de envolver diversos fatores multidimensionais. Apesar da síndrome ser vinculada ao contexto laboral, o conceito de Burnout vem sendo vinculado a outras áreas e também aos estudantes, visto que os mesmos experienciam a prática pré-profissional. O objetivo deste artigo é identificar de que forma os artigos científicos vêm abordando os temas Burnout e estresse crônico do estudante na área da saúde, a partir de contribuições da literatura, possíveis causas associadas à manifestação da Síndrome de Burnout e do estresse crônico e descrever os possíveis impactos destes no decorrer da trajetória formativa de estudantes na área da saúde. Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa com abordagem descritiva e ao todo, foram selecionados 19 estudos. Foi observado que o estresse crônico e a Síndrome de Burnout podem ser ocasionados por influência de aspectos pessoais, ambientais e sociais, além de impactar negativamente em diversos aspectos da vida do estudante, levando à falta de interesse no curso, influência em seu desempenho acadêmico, baixa eficácia profissional, além de repercussões em sua saúde, como o esgotamento emocional, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, imunodeficiência, ansiedade, depressão e tendência ao isolamento. Diante destes impactos, ressalta-se a importância da realização de mais estudos voltados à elaboração e implementação de estratégias diversificadas de prevenção e manejo destes quadros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectEstudantes da Saúdept_BR
dc.titleEstresse crônico e Síndrome de Burnout em estudantes na área da saúde.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Thalia Pimentel
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples