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dc.contributor.advisorBrizzi, Raphael Rodrigues
dc.date.accessioned2024-12-03T19:45:32Z
dc.date.available2024-12-03T19:45:32Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationLEMOS FILHO, Alex José. A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia. 29 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1274
dc.description.abstractO presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo fora de um jogo. O objetivo é avaliar a utilização do jogo Kahoot no ensino da geografia, por meio da aplicação de um quiz, realizado com os alunos do ensino médio. Os resultados obtidos demostraram que o processo de gamificação foi positivo, pois é possível notar maior engajamento e espírito de competição durante o jogo, o que estimula os alunos a desenvolverem habilidades na prática do jogo, tais com o raciocínio rápido, cognitivo e trabalho em grupo. Em relação a aprendizagem, nota-se que alguns conteúdos específicos se sobressaíram sobre os outros, justamente por incorporar uma dimensão visual dos fenômenos que ocorre na interação socioambiental aliado a interação digital, onde o aluno se torna ativo no processo e precisa tomar decisões. Observou-se que, quando os alunos não compreendem o funcionamento do jogo, tendem a ficarem desestimulados com a atividade. Portanto, é preciso compreender a utilização dessas ferramentas de cunho tecnológico, na tentativa de corroborar com uma melhoria na eficiência do ensino, aliando o uso dessas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o uso da tecnologia digital se constitui como uma ferramenta que dá possibilidades ao docente de criar condição de interação e modificar os instrumentos tradicionais de ensino, porém ainda existem muitos desafios nesse contexto para os docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de geografiapt_BR
dc.titleA utilização do jogo Kahoot no ensino de geografiapt_BR
dc.contributor.authorLemos Filho, Alex José
dc.typeTCCpt_BR


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