dc.contributor.advisor | Brizzi, Raphael Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T19:45:32Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T19:45:32Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | LEMOS FILHO, Alex José. A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia. 29 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1274 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do
jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos
elementos de um jogo fora de um jogo. O objetivo é avaliar a utilização do jogo Kahoot no ensino da
geografia, por meio da aplicação de um quiz, realizado com os alunos do ensino médio. Os resultados
obtidos demostraram que o processo de gamificação foi positivo, pois é possível notar maior engajamento
e espírito de competição durante o jogo, o que estimula os alunos a desenvolverem habilidades na prática
do jogo, tais com o raciocínio rápido, cognitivo e trabalho em grupo. Em relação a aprendizagem, nota-se
que alguns conteúdos específicos se sobressaíram sobre os outros, justamente por incorporar uma dimensão
visual dos fenômenos que ocorre na interação socioambiental aliado a interação digital, onde o aluno se
torna ativo no processo e precisa tomar decisões. Observou-se que, quando os alunos não compreendem o
funcionamento do jogo, tendem a ficarem desestimulados com a atividade. Portanto, é preciso compreender
a utilização dessas ferramentas de cunho tecnológico, na tentativa de corroborar com uma melhoria na
eficiência do ensino, aliando o uso dessas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o uso
da tecnologia digital se constitui como uma ferramenta que dá possibilidades ao docente de criar condição
de interação e modificar os instrumentos tradicionais de ensino, porém ainda existem muitos desafios nesse
contexto para os docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemos Filho, Alex José | |
dc.type | TCC | pt_BR |