A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
Abstract
O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do
jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos
elementos de um jogo fora de um jogo. O objetivo é avaliar a utilização do jogo Kahoot no ensino da
geografia, por meio da aplicação de um quiz, realizado com os alunos do ensino médio. Os resultados
obtidos demostraram que o processo de gamificação foi positivo, pois é possível notar maior engajamento
e espírito de competição durante o jogo, o que estimula os alunos a desenvolverem habilidades na prática
do jogo, tais com o raciocínio rápido, cognitivo e trabalho em grupo. Em relação a aprendizagem, nota-se
que alguns conteúdos específicos se sobressaíram sobre os outros, justamente por incorporar uma dimensão
visual dos fenômenos que ocorre na interação socioambiental aliado a interação digital, onde o aluno se
torna ativo no processo e precisa tomar decisões. Observou-se que, quando os alunos não compreendem o
funcionamento do jogo, tendem a ficarem desestimulados com a atividade. Portanto, é preciso compreender
a utilização dessas ferramentas de cunho tecnológico, na tentativa de corroborar com uma melhoria na
eficiência do ensino, aliando o uso dessas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o uso
da tecnologia digital se constitui como uma ferramenta que dá possibilidades ao docente de criar condição
de interação e modificar os instrumentos tradicionais de ensino, porém ainda existem muitos desafios nesse
contexto para os docentes.