dc.date.accessioned | 2024-12-03T19:41:55Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T19:41:55Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vinícius Gonçalves dos. Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1273 | |
dc.description.abstract | Os materiais paradidáticos são Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs) importantíssimas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Por estarmos na Era Digital, a criação e compartilhamento de materiais digitais
são facilitados e incentivados pela internet, utilizar-se de conteúdos que o aluno
possa ter acesso a distância se tornou crucial para auxiliar no seu processo de
aprendizagem. A importância da elaboração de um material paradidático que
explore as aulas práticas de Recursos Fisioterapêuticos III (RFIII) se relaciona
com o contexto de suas aulas no IFRJ e das características do seu conteúdo
que é a fisioterapia aquática. Objetivo: Elaborar material paradidático digital
que complemente os aprendizados teórico-práticos oportunizados na Disciplina
RFIII do curso de graduação em Fisioterapia do IFRJ. Metodologia: O
presente trabalho refere-se ao desenvolvimento de um material paradidático
sobre as aulas práticas da disciplina de Recursos Fisioterapêuticos III. Na
sequência, foi realizada a produção dos vídeos e, por fim, foi construído o
material. Resultados: A pesquisa gerou um material paradidático para as aulas
práticas de RFIII, que inclui ilustrações, vídeos e legendas com descrições das
manobras. Conclusão: Este material modernizou o aprendizado, tornando-o
mais interativo e acessível para alunos e professores. Com isso, há uma
expectativa de que os estudantes se concentrem melhor nas práticas e
reduzam a preocupação de ter que anotar as aulas. Contudo, sugere-se novas
pesquisas para avaliar o impacto desse tipo de material no aprendizado em
cursos de saúde, especialmente em Fisioterapia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Material paradidático | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia aquática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Vinícius Gonçalves dos | |
dc.type | TCC | pt_BR |