Mostrar el registro sencillo del ítem
Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria.
dc.contributor.advisor | Mesquita, Michelle Guiot | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T19:41:55Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T19:41:55Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vinícius Gonçalves dos. Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1273 | |
dc.description.abstract | Os materiais paradidáticos são Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) importantíssimas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Por estarmos na Era Digital, a criação e compartilhamento de materiais digitais são facilitados e incentivados pela internet, utilizar-se de conteúdos que o aluno possa ter acesso a distância se tornou crucial para auxiliar no seu processo de aprendizagem. A importância da elaboração de um material paradidático que explore as aulas práticas de Recursos Fisioterapêuticos III (RFIII) se relaciona com o contexto de suas aulas no IFRJ e das características do seu conteúdo que é a fisioterapia aquática. Objetivo: Elaborar material paradidático digital que complemente os aprendizados teórico-práticos oportunizados na Disciplina RFIII do curso de graduação em Fisioterapia do IFRJ. Metodologia: O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento de um material paradidático sobre as aulas práticas da disciplina de Recursos Fisioterapêuticos III. Na sequência, foi realizada a produção dos vídeos e, por fim, foi construído o material. Resultados: A pesquisa gerou um material paradidático para as aulas práticas de RFIII, que inclui ilustrações, vídeos e legendas com descrições das manobras. Conclusão: Este material modernizou o aprendizado, tornando-o mais interativo e acessível para alunos e professores. Com isso, há uma expectativa de que os estudantes se concentrem melhor nas práticas e reduzam a preocupação de ter que anotar as aulas. Contudo, sugere-se novas pesquisas para avaliar o impacto desse tipo de material no aprendizado em cursos de saúde, especialmente em Fisioterapia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Material paradidático | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia aquática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Vinícius Gonçalves dos | |
dc.type | TCC | pt_BR |