Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria.
Abstract
Os materiais paradidáticos são Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs) importantíssimas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Por estarmos na Era Digital, a criação e compartilhamento de materiais digitais
são facilitados e incentivados pela internet, utilizar-se de conteúdos que o aluno
possa ter acesso a distância se tornou crucial para auxiliar no seu processo de
aprendizagem. A importância da elaboração de um material paradidático que
explore as aulas práticas de Recursos Fisioterapêuticos III (RFIII) se relaciona
com o contexto de suas aulas no IFRJ e das características do seu conteúdo
que é a fisioterapia aquática. Objetivo: Elaborar material paradidático digital
que complemente os aprendizados teórico-práticos oportunizados na Disciplina
RFIII do curso de graduação em Fisioterapia do IFRJ. Metodologia: O
presente trabalho refere-se ao desenvolvimento de um material paradidático
sobre as aulas práticas da disciplina de Recursos Fisioterapêuticos III. Na
sequência, foi realizada a produção dos vídeos e, por fim, foi construído o
material. Resultados: A pesquisa gerou um material paradidático para as aulas
práticas de RFIII, que inclui ilustrações, vídeos e legendas com descrições das
manobras. Conclusão: Este material modernizou o aprendizado, tornando-o
mais interativo e acessível para alunos e professores. Com isso, há uma
expectativa de que os estudantes se concentrem melhor nas práticas e
reduzam a preocupação de ter que anotar as aulas. Contudo, sugere-se novas
pesquisas para avaliar o impacto desse tipo de material no aprendizado em
cursos de saúde, especialmente em Fisioterapia.