Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.contributor.advisorChagas, Carmen Elena das
dc.date.accessioned2024-12-03T19:28:45Z
dc.date.available2024-12-03T19:28:45Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ariana Munique. Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática. 20 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1272
dc.description.abstractO uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base em alguns teóricos, que tratam sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s), sabe-se que os jogos e suas formas de representações facilitam o aprendizado dos alunos. Para fundamentar esse estudo foi verificado como os recursos da gamificação e dos games nas atividades em sala de aula podem contribuir para o aprendizado do aluno de maneira prazerosa. Foi utilizado o método dedutivo para essa pesquisa porque visa à confirmação de hipóteses. Os procedimentos realizados enfatizaram o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado e as observações sobre a prática do professor em sala de aula. Assim, apresenta-se neste artigo o protótipo para o ensino de números complexos direcionado para alunos dos anos finais do Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvido esse protótipo de jogo, utilizando-se o software educativo Scratch que tem como objetivo despertar e motivar o interesse dos alunos para as aulas de matemática através do lúdico que torna a aprendizagem mais interativa. O jogo intitulado “Memórias Complexas” foi criado de forma que estabelece cartas com números complexos e seus respectivos conjugados complexos. O uso deste jogo possibilita compreender o conteúdo dos números complexos e contribui de forma eficaz para a utilização de outras maneiras de ensino-aprendizagem transformando o ambiente escolar. E na busca do estreitamento da relação professor e aluno para obtenção de uma aprendizagem significativa e dinâmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.titleMemórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemáticapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Ariana Munique
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples