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dc.contributor.advisorMonteiro, Evelyn Morgan
dc.date.accessioned2024-12-03T19:14:49Z
dc.date.available2024-12-03T19:14:49Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMOURA, Fernanda Gabrielly Terra. CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital. 29 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1270
dc.description.abstractAs novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em uma nova estrutura, o que se entende por sociedade em rede. Apesar de haver um sentido de globalização nessas transformações, existe também uma fricção entre as apropriações locais e as tendências globais. Além da questão espaço-temporais, deve-se considerar como as distintas gerações utilizam essas tecnologias. Entendendo que o espaço escolar e a sala de aula dialogam constantemente com as mudanças ocorridas na sociedade, deve-se discutir as apropriações das TDICs e sua relação com as formas de ensinar e aprender. Essa pesquisa se propôs a investigar a complexidade das TDICs considerando o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA). Entendendo o lugar desprivilegiado dessa modalidade, é relevante investigá-la como ambiente plural não apenas para a questão sociocultural como também sob o ponto de vista geracional, incluindo nesse debate docentes e estudantes. Através de uma análise empírica por meio de entrevistas para os professores e alunos, e questionários para os alunos, objetivou-se compreender a complexidade das TDICs para o ensino de História na EJA, mais especificamente no C. E. Miguel Couto (NEJA), em Cabo Frio-RJ e no CEJA em Arraial do Cabo-RJ. Intende-se, assim, traçar paralelos entre ambas instituições que fazem parte da SEEDUC do Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleCEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digitalpt_BR
dc.contributor.authorMoura, Fernanda Gabrielly Terra
dc.typeTCCpt_BR


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