CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital
Abstract
As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como
ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A
partir disso a sociedade se baseia em uma nova estrutura, o que se entende por sociedade em rede. Apesar
de haver um sentido de globalização nessas transformações, existe também uma fricção entre as
apropriações locais e as tendências globais. Além da questão espaço-temporais, deve-se considerar
como as distintas gerações utilizam essas tecnologias. Entendendo que o espaço escolar e a sala de aula
dialogam constantemente com as mudanças ocorridas na sociedade, deve-se discutir as apropriações das
TDICs e sua relação com as formas de ensinar e aprender. Essa pesquisa se propôs a investigar a
complexidade das TDICs considerando o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA).
Entendendo o lugar desprivilegiado dessa modalidade, é relevante investigá-la como ambiente plural
não apenas para a questão sociocultural como também sob o ponto de vista geracional, incluindo nesse
debate docentes e estudantes. Através de uma análise empírica por meio de entrevistas para os
professores e alunos, e questionários para os alunos, objetivou-se compreender a complexidade das
TDICs para o ensino de História na EJA, mais especificamente no C. E. Miguel Couto (NEJA), em Cabo
Frio-RJ e no CEJA em Arraial do Cabo-RJ. Intende-se, assim, traçar paralelos entre ambas instituições
que fazem parte da SEEDUC do Estado do Rio de Janeiro.