Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardo, Lilian Dias
dc.date.accessioned2024-11-28T17:51:44Z
dc.date.available2024-11-28T17:51:44Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Luísa Xavier de. Estratégias de ensino para a promoção do letramento digital de pessoas idosas: um relato de experiência. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1255
dc.description.abstractNo panorama contemporâneo, o crescimento da população idosa concomitante ao avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) evidenciam a necessidade de programas de letramento digital para sanar a lacuna digital, decorrente desses dois fenômenos, entre a geração mais nova e mais velha. Neste cenário, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na condução de oficinas de letramento digital e as diferentes estratégias utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem das competências digitais por pessoas idosas. A elaboração do relato de experiência foi realizada através da consulta de observações feitas em diários de campo reflexivos baseados no Arco de Maguerez e as lembranças acerca dos encontros. Os obstáculos vivenciados eram representados por distratores ambientais (televisões/rádios ligados e interrupção de terceiros durante os encontros), pela complexidade da função ou insuficiência das configurações do aparelho. No entanto, diferentes estratégias eram pensadas para superar as barreiras, tais como a adoção de exercícios para fixar o conteúdo e a escolha da conduta de ensino respeitando o estilo de aprendizagem de cada aluno. Pôde-se observar que, apesar das barreiras ambientais encontradas em cada oficina, as estratégias facilitadoras adotadas foram potencializadoras para a aprendizagem das tecnologias digitais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectLetramento digital.pt_BR
dc.subjectPopulação idosa.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitais.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.titleEstratégias de ensino para a promoção do letramento digital de pessoas idosas: um relato de experiênciapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Luísa Xavier de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples