Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.contributor.advisorChagas, Carmen Elena das
dc.date.accessioned2024-11-26T19:53:05Z
dc.date.available2024-11-26T19:53:05Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcel Franco de. O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas. 23 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2019..pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1249
dc.description.abstractA era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. O novo paradigma do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em situações de ensino parecem estar em sentido favorável no que concerne à opinião dos docentes a respeito da utilização das TDIC ́s em sala de aula. Alguns professores, ao terem os primeiros contatos com as tecnologias, exprimiram algumas dificuldades acrescidas de incertezas nessas situações assim como na construção e na mediação do conhecimento utilizando as TDIC ́s em suas práticas pedagógicas. Nesse caso, faz-se necessário compreender como o professor supera os obstáculos no seu cotidiano para fazer uso das TDIC’s em sala de aula em função de uma aprendizagem significativa. Diante dessa problemática, o presente artigo realça resultados obtidos por meio de uma investigação que objetivou identificar a influência das TDIC ́s em práticas pedagógicas, mais precisamente, os fatores de impedimento que supostamente contribuem para que alguns professores venham a sentir desconforto ou dificuldades no uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas atuando em disciplinas propedêuticas das escolas públicas: E.M. Prof.a Márcia Francesconi Pereira, E.M. Deodoro Azevedo,E.M Ione Nogueira e E.M Maestro Rui Capdeville, todas do município de Cabo Frio - RJ. Do ponto de vista metodológico para essa pesquisa é o método hipotético-dedutivo, fez-se uso dos seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico sobre o tema de pesquisa e aplicação de questionários online e presencial. A análise dos dados permitiu, assim, identificar necessidades docentes por capacitação, envolvendo atividades práticas com as TDIC’s e ensino. A oportunidade para avançar nesse assunto e desenvolver novas maneiras de lidar com as tecnologias digitais em sala de aula evidencia que muito se faz necessário avançar nesse campo de estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcel Franco de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples