O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.
Resumo
O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o
desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode
contribuir com o resgate dessa atividade e ampliar a discussão sobre as Tecnologias Digitais nas
práticas de ensino. Porém, é percebido que os alunos não realizam o dever de casa, muitos afirmam
que não conseguem ou que em casa não é lugar de estudar, deixando assim um importante momento
de fortalecimento dos estudos. É evidente que o dever de casa contribui para a autoaprendizagem, a
memorização, a responsabilidade com os estudos e promove ainda a interação com os familiares. Em
virtude desses fatos, o objetivo da pesquisa é utilizar o smartphone para promover a realização dessa
atividade através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A metodologia tem como base a
pesquisa-ação, um método que fornece possibilidades de ajustes pelo pesquisador em respostas às
necessidades dos conteúdos e dos pesquisados. O público-alvo são alunos dos anos finais do ensino
fundamental de uma escola pública municipal. Como procedimentos metodológicos foram executados:
uma pesquisa bibliográfica sobre autores que tratam do tema dever de casa, identificação do
público-alvo, estruturação das atividades no AVA, comunicação aos gestores da unidade escolar,
cadastramento dos alunos, acompanhamento das atividades, análise dos resultados e considerações
finais. Como resultado foi observado que o smartphone associado ao AVA contribuiu com a realização
do dever de casa, inclusive fora do período escolar de aula e nos finais de semana.