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dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.contributor.advisorBarros, Álvaro Gonçalves de
dc.date.accessioned2024-11-26T19:30:43Z
dc.date.available2024-11-26T19:30:43Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPINTO, Eduardo Ribeiro Gabriel. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone. 25 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1247
dc.description.abstractO destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate dessa atividade e ampliar a discussão sobre as Tecnologias Digitais nas práticas de ensino. Porém, é percebido que os alunos não realizam o dever de casa, muitos afirmam que não conseguem ou que em casa não é lugar de estudar, deixando assim um importante momento de fortalecimento dos estudos. É evidente que o dever de casa contribui para a autoaprendizagem, a memorização, a responsabilidade com os estudos e promove ainda a interação com os familiares. Em virtude desses fatos, o objetivo da pesquisa é utilizar o smartphone para promover a realização dessa atividade através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A metodologia tem como base a pesquisa-ação, um método que fornece possibilidades de ajustes pelo pesquisador em respostas às necessidades dos conteúdos e dos pesquisados. O público-alvo são alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Como procedimentos metodológicos foram executados: uma pesquisa bibliográfica sobre autores que tratam do tema dever de casa, identificação do público-alvo, estruturação das atividades no AVA, comunicação aos gestores da unidade escolar, cadastramento dos alunos, acompanhamento das atividades, análise dos resultados e considerações finais. Como resultado foi observado que o smartphone associado ao AVA contribuiu com a realização do dever de casa, inclusive fora do período escolar de aula e nos finais de semana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.titleO Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Eduardo Ribeiro Gabriel
dc.typeTCCpt_BR


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