dc.contributor.advisor | Teixeira, Risiberg Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Barros, Álvaro Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T19:30:43Z | |
dc.date.available | 2024-11-26T19:30:43Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Eduardo Ribeiro Gabriel. O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone. 25 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1247 | |
dc.description.abstract | O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o
desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode
contribuir com o resgate dessa atividade e ampliar a discussão sobre as Tecnologias Digitais nas
práticas de ensino. Porém, é percebido que os alunos não realizam o dever de casa, muitos afirmam
que não conseguem ou que em casa não é lugar de estudar, deixando assim um importante momento
de fortalecimento dos estudos. É evidente que o dever de casa contribui para a autoaprendizagem, a
memorização, a responsabilidade com os estudos e promove ainda a interação com os familiares. Em
virtude desses fatos, o objetivo da pesquisa é utilizar o smartphone para promover a realização dessa
atividade através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A metodologia tem como base a
pesquisa-ação, um método que fornece possibilidades de ajustes pelo pesquisador em respostas às
necessidades dos conteúdos e dos pesquisados. O público-alvo são alunos dos anos finais do ensino
fundamental de uma escola pública municipal. Como procedimentos metodológicos foram executados:
uma pesquisa bibliográfica sobre autores que tratam do tema dever de casa, identificação do
público-alvo, estruturação das atividades no AVA, comunicação aos gestores da unidade escolar,
cadastramento dos alunos, acompanhamento das atividades, análise dos resultados e considerações
finais. Como resultado foi observado que o smartphone associado ao AVA contribuiu com a realização
do dever de casa, inclusive fora do período escolar de aula e nos finais de semana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.title | O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel | |
dc.type | TCC | pt_BR |