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Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil

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GABRIELLA CARVALHO DE OLIVEIRA - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (574.2Kb)
Fecha
2021
Autor
Oliveira, Gabriella Carvalho de
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Resumen
Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade e benefícios. Foi realizado um estudo em referenciais teóricos sobre o tema das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, também sobre a Educação Infantil e a adoção de jogos e brincadeiras no âmbito pedagógico, seguindo para um levantamento da Gamificação propriamente dita dentro da Educação Infantil e análise sobre o tema. Para um contraponto aos levantamentos teóricos realizados e buscar uma visão mais prática, também foi aplicada uma experiência prática observatória dentro de uma escola do município de Araruama – RJ, com crianças dentro da faixa etária durante um período de 6 meses. Como resultados após as análises em todos os referenciais estudados e pesquisados, assim como pela observação das crianças durante a utilização dos recursos computacionais e jogos eletrônicos dentro das suas aulas, comprovou-se as vantagens da adoção da metodologia, da inclusão e utilização de jogos digitais para construção do conhecimento com as crianças, levando a um patamar positivo com os relatos das crianças e com a análise observatória realizada ao longo do período da aplicação, que, de certa forma, brincaram de aprender de maneira fácil, colaborativa, motivada e lúdica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1246
Colecciones
  • Multidisciplinar

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