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dc.contributor.advisorBarros, Álvaro Gonçalves de
dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg
dc.date.accessioned2024-11-26T19:20:58Z
dc.date.available2024-11-26T19:20:58Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriella Carvalho de. Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil. 21 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1246
dc.description.abstractEste trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade e benefícios. Foi realizado um estudo em referenciais teóricos sobre o tema das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, também sobre a Educação Infantil e a adoção de jogos e brincadeiras no âmbito pedagógico, seguindo para um levantamento da Gamificação propriamente dita dentro da Educação Infantil e análise sobre o tema. Para um contraponto aos levantamentos teóricos realizados e buscar uma visão mais prática, também foi aplicada uma experiência prática observatória dentro de uma escola do município de Araruama – RJ, com crianças dentro da faixa etária durante um período de 6 meses. Como resultados após as análises em todos os referenciais estudados e pesquisados, assim como pela observação das crianças durante a utilização dos recursos computacionais e jogos eletrônicos dentro das suas aulas, comprovou-se as vantagens da adoção da metodologia, da inclusão e utilização de jogos digitais para construção do conhecimento com as crianças, levando a um patamar positivo com os relatos das crianças e com a análise observatória realizada ao longo do período da aplicação, que, de certa forma, brincaram de aprender de maneira fácil, colaborativa, motivada e lúdica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleGamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gabriella Carvalho de
dc.typeTCCpt_BR


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