dc.contributor.advisor | Barros, Álvaro Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Risiberg | |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T19:20:58Z | |
dc.date.available | 2024-11-26T19:20:58Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gabriella Carvalho de. Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil. 21 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1246 | |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil
para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade e benefícios. Foi realizado um estudo em
referenciais teóricos sobre o tema das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, também
sobre a Educação Infantil e a adoção de jogos e brincadeiras no âmbito pedagógico, seguindo
para um levantamento da Gamificação propriamente dita dentro da Educação Infantil e análise
sobre o tema. Para um contraponto aos levantamentos teóricos realizados e buscar uma visão
mais prática, também foi aplicada uma experiência prática observatória dentro de uma escola
do município de Araruama – RJ, com crianças dentro da faixa etária durante um período de 6
meses. Como resultados após as análises em todos os referenciais estudados e pesquisados,
assim como pela observação das crianças durante a utilização dos recursos computacionais e
jogos eletrônicos dentro das suas aulas, comprovou-se as vantagens da adoção da metodologia,
da inclusão e utilização de jogos digitais para construção do conhecimento com as crianças,
levando a um patamar positivo com os relatos das crianças e com a análise observatória
realizada ao longo do período da aplicação, que, de certa forma, brincaram de aprender de
maneira fácil, colaborativa, motivada e lúdica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabriella Carvalho de | |
dc.type | TCC | pt_BR |