dc.contributor.advisor | Monteiro, Evelyn Morgan | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Fábio Contrera | |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T19:18:32Z | |
dc.date.available | 2024-11-25T19:18:32Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | WILLIAMES, Samuelle Neves Gomes . Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. 24 fls. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1240 | |
dc.description.abstract | Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais
para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o
cancelamento ou suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada em nível básico e superior. E, para
manter as atividades educacionais foi adotado o ensino remoto emergencial (ERE). Este trabalho é uma
Revisão Sistemática de Literatura das contribuições da comunidade científica brasileira, entre janeiro de 2020 a
abril de 2021. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia sobre o trabalho docente e a
aprendizagem dos alunos nas instituições de Ensino Superior, além de refletir sobre a adoção do ERE. Para além
de uma solução educacional para a pandemia COVID-19, o ERE apresentou a realidade iminente do uso das
tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional. Essa mudança repentina além de
ressaltar as desigualdades sociais e econômicas entre os envolvidos e excluídos do processo de ensino-
aprendizagem remota, também chama atenção para as desigualdades culturais quanto ao letramento digital de
professores e alunos, o que constitui ponto importante para fluência e entrosamento nessa nova modalidade de
ensino desse novo (nem tanto) tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - atividades | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.title | Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.contributor.author | Williames, Samuelle Neves Gomes | |
dc.type | TCC | pt_BR |