Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Evelyn Morgan
dc.contributor.advisorXavier, Fábio Contrera
dc.date.accessioned2024-11-25T19:18:32Z
dc.date.available2024-11-25T19:18:32Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationWILLIAMES, Samuelle Neves Gomes . Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. 24 fls. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1240
dc.description.abstractDiante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ou suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada em nível básico e superior. E, para manter as atividades educacionais foi adotado o ensino remoto emergencial (ERE). Este trabalho é uma Revisão Sistemática de Literatura das contribuições da comunidade científica brasileira, entre janeiro de 2020 a abril de 2021. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia sobre o trabalho docente e a aprendizagem dos alunos nas instituições de Ensino Superior, além de refletir sobre a adoção do ERE. Para além de uma solução educacional para a pandemia COVID-19, o ERE apresentou a realidade iminente do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional. Essa mudança repentina além de ressaltar as desigualdades sociais e econômicas entre os envolvidos e excluídos do processo de ensino- aprendizagem remota, também chama atenção para as desigualdades culturais quanto ao letramento digital de professores e alunos, o que constitui ponto importante para fluência e entrosamento nessa nova modalidade de ensino desse novo (nem tanto) tempo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino superior - atividadespt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleDesafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.contributor.authorWilliames, Samuelle Neves Gomes
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples