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Perfil demográfico e profissional dos servidores com deficiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro: O mundo do trabalho e o processo e inclusão.

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Dissertação de Francisca Maria Torres Silva (6.274Mb)
Fecha
2024
Autor
Silva, Francisca Maria Torres
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Resumen
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2022, estima-se que o Brasil apresenta 18,6 milhões de pessoas com deficiência em idade igual ou superior a dois anos. A pesquisa analisou também o perfil das pessoas com deficiência a partir dos principais indicadores de mercado de trabalho apontando queapenas 26,6% das pessoas com deficiência encontram espaço no mercado de trabalho, enquanto o nível de ocupação para o restante da população é de 60,7%. Por meio desses dados, percebe-se a pouca expressividade das pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Nesse contexto, o presente estudo buscou a identificação do perfil demográfico e profissional dos servidores com deficiência do IFRJ, juntamente com a análise das necessidades destes servidores em atuação junto a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa realizada é do tipo descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Possui característica descritiva por ter o propósito de descrever as particularidades de uma população e exploratória, por ter a finalidade de proporcionar maior familiaridade com o problema. A interpretação dos dados levou a elaboração de um Guia de Práticas Inclusivas – GPI, como Produto Educacional – PE, que visa colaborar no aprimoramento do processo de inclusão dos Servidores com Deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, a fim de ser um instrumento de representatividade e de oportunizar o fortalecimento da identidade destes servidores junto à Instituição. Dessa forma, o presente estudo tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas no âmbito do trabalho que favoreçam a atuação profissional dos Servidores com Deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1182
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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