Gestão institucional: a relevância do técnico em saúde bucal contextualizada às clínicas odontológicas de graduação da Faculdade de Ondotologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói.
Abstract
O êxito da Gestão Institucional no setor público passa por diretrizes claras e sólidas
que visem o benefício da coletividade social e tenham como alicerce o ser humano,
a fim de gerar valor público em suas ações para atingir tal propósito. Nesse sentido,
esta pesquisa teve o objetivo de conhecer na perspectiva do Técnico em Saúde
Bucal, as suas contribuições para o valor público da Gestão Institucional nas
Clínicas Odontológicas de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade
Federal Fluminense (FOUFF), por meio de sua imersão e compreensão
indissociáveis ao Mundo do Trabalho. Esta investigação se enquadrou na linha de
pesquisa 01 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT) que trata das Práticas Educativas em Educação Profissional e
Tecnológica (EPT), com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Quanto
ao desenho da ação para a coleta de dados, este estudo teve um roteiro de
entrevista com perguntas semiestruturadas onde as respostas foram transcritas e
depois aferidas segundo o método de análise de conteúdo, mediante a técnica de
análise categorial. Como consequência da percepção dos TSB, sobre os aspectos
abordados nas entrevistas e visando contribuir com o tema deste estudo,
elaboramos um livro digital que posteriormente foi avaliado pelos mencionados TSB,
que responderam a um questionário com perguntas abertas destinadas a etapa de
avaliação do Produto Educacional a fim de aprimorar esse material formativo. O livro
digital para a Educação Profissional e Tecnológica foi intitulado: O Técnico em
Saúde Bucal em foco - Dimensionamento Organizacional das Clínicas, direcionado
aos trabalhadores de nível TSB que estão vinculados às Clínicas Odontológicas de
graduação da FOUFF, em benefício da sua Formação Integral e em apoio e cuidado
à Saúde Bucal. Esse Produto Educacional que pode ser usado por quem se
interessar e adaptado para uso em instituições federais com realidades parecidas,
teve como concepção pedagógica a pedagogia relacional, com a finalidade de
buscar uma interação construtiva entre o sujeito e o objeto para a ressignificação do
conhecimento do leitor e ampliação de sua visão crítica e reflexiva de mundo. Os
resultados da pesquisa indicaram que os TSB compreenderam a importância da sua
profissão junto à FOUFF, por conseguinte, na Saúde Pública e entendem os enlaces
das suas atividades laborais associadas às dimensões do Mundo do Trabalho.
Entretanto, os técnicos sabem que existem entraves para que consigam atingir o seu
pleno potencial profissional, como as normas, a subutilização, o empenho deles, as
limitações impostas pelo setor público, entre outros. Ao final desta investigação,
concluímos que com base na visão dos TSB, envoltos nas questões do Mundo do
Trabalho, conhecemos as suas contribuições que geram valor público no âmbito do
seu local de trabalho. De modo que os TSB são relevantes para o adequado
desenvolvimento das diretrizes estratégicas estabelecidas pela Gestão Institucional,
no tocante a estrutura organizacional voltada ao ambiente das Clínicas
Odontológicas de graduação da FOUFF.