dc.contributor.advisor | Câmara, Milla Benício Ribeiro de Almeida, orient. | |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T16:54:19Z | |
dc.date.available | 2024-09-26T16:54:19Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Alan Navarro. Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19. Orientadora: Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1144 | |
dc.description.abstract | Durante a pandemia de COVID-19, a transição do ensino presencial para o virtual representou um desafio significativo para os educadores. Este estudo investigou as narrativas de professores que enfrentaram essa transição no ano de 2020. Utilizou-se como base metodológica para este estudo a análise retóricofilosófica do discurso. Os resultados da pesquisa destacam a complexidade da transição do ensino presencial para o virtual durante a pandemia de COVID-19, trazendo pontos que tangem desde a formação ao trabalho docente, bem como os desafios enfrentados tanto pelos educadores quanto pelos alunos nesse contexto. Esta experiência revelou paradigmas nas práticas educativas, demandando uma reavaliação das concepções e valores relativos ao uso das tecnologias digitais na educação contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Pré-vestibular social | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Alan Navarro | |
dc.type | TCC | pt_BR |