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Efetividade de um programa on-line de treinamento em dor (ted-on) para fisioterapeutas.

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Thaissa Rodrigues Coutinho (1.195Mb)
Data
2023
Autor
Coutinho, Thaissa Rodrigues
Metadata
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Resumo
Introdução: A dor é uma das principais queixas de pessoas que procuram por serviços de saúde. As estimativas de prevalência variam de 10% a 55% em países desenvolvidos e de 10% a 29% na população geral em países em desenvolvimento. A dor crônica (DC) afeta negativamente a qualidade de vida geral, a participação social e o bem-estar psicológico, sendo considerada como a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Considerando o impacto que a dor crônica pode ter no sistema de saúde e na sociedade, é importante que os profissionais de saúde, incluindo os fisioterapeutas, sejam treinados de forma adequada durante a sua formação profissional. A insuficiência no treinamento e no conhecimento sobre dor pode contribuir para a menor confiança relatada pelos profissionais no manejo adequado da pessoa com a dor. Objetivos: Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia de um programa online de educação em dor para fisioterapeutas sobre o conhecimento da dor e investigar a percepção profissional de atitudes e barreiras durante a implementação em sua prática clínica. Métodos: Ensaio controlado aleatorizado sobre um programa de treinamento online sobre o manejo da dor para fisioterapeutas. Os participantes foram fisioterapeutas, brasileiros, com registro profissional de classe ativo, que atendessem pessoas com dor musculoesquelética em sua prática profissional e que tivessem acesso à internet. A randomização ocorreu de forma online, onde os participantes foram alocados em Grupo Controle (cartilha) ou Grupo TED-ON (videoaula). Os desfechos foram avaliados imediatamente após a intervenção e após 6 e 12 semanas, através da versão brasileira do Questionário Neurofisiológico da Dor (NPQ), da versão para profissionais do Inventário de Atitudes frente à Dor Versão Breve (IAD-Breve) e de um questionário autoaplicado sobre a percepção profissional de atitudes e barreiras durante a implementação. Resultados: Manifestaram interesse em participar da pesquisa 1114 voluntários, onde destes 321 responderam o questionário inicial. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram recrutados um total de 211 indivíduos, randomizados em dois grupos: controle (n=105) e intervenção (N=106). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em nenhum dos momentos avaliados. Entretanto, o grupo intervenção demonstrou resultados superiores para a percepção da confiança na avaliação de pacientes com dor musculoesquelética e uso de instrumentos avaliativos, imediatamente após a intervenção. Conclusão: Ambas intervenções demonstraram aumento no conhecimento neurofisiológico da dor e nas mudanças de atitudes frente à dor, além do aumento na percepção de confiança na aplicação do aprendizado na prática clínica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1135
Collections
  • Ciências da Saúde

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