dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Carolina de Azevedo | |
dc.contributor.advisor | Silva Junior, José Ricardo da | |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T14:21:37Z | |
dc.date.available | 2024-09-25T14:21:37Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Stéphanie Raposo. ‘Linha de frente’: jogo digital instrucional e preventivo do contágio da Covid-19. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1132 | |
dc.description.abstract | Os jogos digitais quando comparados a outras mídias, apresentam caráter lúdico. Quando
corretamente aplicados, a utilização de jogos lúdicos podem produzir engajamento e
motivação intrínseca nos usuário, para o desenvolvimento das atividades propostas. O
objetivo deste trabalho foi avaliar um jogo instrucional digital com elementos lúdicos capaz
de demonstrar o impacto das ações do usuário na disseminação do coronavírus. O jogo narra
a rotina de um enfermeiro que atua na linha de frente da assistência à saúde no período
pandêmico. Para a construção do jogo foi realizada uma ampla revisão bibliográfica e em
seguida iniciamos o planejamento conceitual do jogo. A construção e desenvolvimento do
jogo foi realizado utilizando o motor gráfico Unity uma vez que ele possibilita a exportação
do projeto para uma plataforma gratuita e amplamente utilizada. O produto desenvolvido foi
avaliado através de questionário eletrônico auto-preenchido (Via Google Forms), anônimo e
sem interação sincrônica entre pesquisador e participante. Obtivemos 244 participantes que
responderam ao formulário após experimentar o jogo. Dentre as questões aferidas
destacam-se algumas respostas. Em relação a satisfação do usuário ao jogo 220 participantes
gostaram (98,2%), 215 aprenderam algo com o jogo (96%), 216 indicariam o jogo para
algum amigo (96,4%), 17 participantes acharam o jogo longo demais (7,6%) e 31 não
gostaram do design do jogo (13,8%). Portanto, pode-se inferir que o jogo desenvolvido pode
ser utilizado como ferramenta de ensino e promoção da saúde. Além disso, possui elevado
potencial como instrumento de inovação no processo de comunicação e uma promissora
metodologia de divulgação científica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais e educação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.title | ‘Linha de frente’: jogo digital instrucional e preventivo do contágio da Covid-19. | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Stéphanie Raposo | |
dc.type | TCC | pt_BR |