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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Carolina de Azevedo
dc.contributor.advisorSilva Junior, José Ricardo da
dc.date.accessioned2024-09-25T14:21:37Z
dc.date.available2024-09-25T14:21:37Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGOMES, Stéphanie Raposo. ‘Linha de frente’: jogo digital instrucional e preventivo do contágio da Covid-19. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1132
dc.description.abstractOs jogos digitais quando comparados a outras mídias, apresentam caráter lúdico. Quando corretamente aplicados, a utilização de jogos lúdicos podem produzir engajamento e motivação intrínseca nos usuário, para o desenvolvimento das atividades propostas. O objetivo deste trabalho foi avaliar um jogo instrucional digital com elementos lúdicos capaz de demonstrar o impacto das ações do usuário na disseminação do coronavírus. O jogo narra a rotina de um enfermeiro que atua na linha de frente da assistência à saúde no período pandêmico. Para a construção do jogo foi realizada uma ampla revisão bibliográfica e em seguida iniciamos o planejamento conceitual do jogo. A construção e desenvolvimento do jogo foi realizado utilizando o motor gráfico Unity uma vez que ele possibilita a exportação do projeto para uma plataforma gratuita e amplamente utilizada. O produto desenvolvido foi avaliado através de questionário eletrônico auto-preenchido (Via Google Forms), anônimo e sem interação sincrônica entre pesquisador e participante. Obtivemos 244 participantes que responderam ao formulário após experimentar o jogo. Dentre as questões aferidas destacam-se algumas respostas. Em relação a satisfação do usuário ao jogo 220 participantes gostaram (98,2%), 215 aprenderam algo com o jogo (96%), 216 indicariam o jogo para algum amigo (96,4%), 17 participantes acharam o jogo longo demais (7,6%) e 31 não gostaram do design do jogo (13,8%). Portanto, pode-se inferir que o jogo desenvolvido pode ser utilizado como ferramenta de ensino e promoção da saúde. Além disso, possui elevado potencial como instrumento de inovação no processo de comunicação e uma promissora metodologia de divulgação científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectJogos digitais e educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.title‘Linha de frente’: jogo digital instrucional e preventivo do contágio da Covid-19.pt_BR
dc.contributor.authorGomes, Stéphanie Raposo
dc.typeTCCpt_BR


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