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‘Linha de frente’: jogo digital instrucional e preventivo do contágio da Covid-19.

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Stéphanie Raposo Gomes (3.660Mb)
Data
2023
Autor
Gomes, Stéphanie Raposo
Metadata
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Resumo
Os jogos digitais quando comparados a outras mídias, apresentam caráter lúdico. Quando corretamente aplicados, a utilização de jogos lúdicos podem produzir engajamento e motivação intrínseca nos usuário, para o desenvolvimento das atividades propostas. O objetivo deste trabalho foi avaliar um jogo instrucional digital com elementos lúdicos capaz de demonstrar o impacto das ações do usuário na disseminação do coronavírus. O jogo narra a rotina de um enfermeiro que atua na linha de frente da assistência à saúde no período pandêmico. Para a construção do jogo foi realizada uma ampla revisão bibliográfica e em seguida iniciamos o planejamento conceitual do jogo. A construção e desenvolvimento do jogo foi realizado utilizando o motor gráfico Unity uma vez que ele possibilita a exportação do projeto para uma plataforma gratuita e amplamente utilizada. O produto desenvolvido foi avaliado através de questionário eletrônico auto-preenchido (Via Google Forms), anônimo e sem interação sincrônica entre pesquisador e participante. Obtivemos 244 participantes que responderam ao formulário após experimentar o jogo. Dentre as questões aferidas destacam-se algumas respostas. Em relação a satisfação do usuário ao jogo 220 participantes gostaram (98,2%), 215 aprenderam algo com o jogo (96%), 216 indicariam o jogo para algum amigo (96,4%), 17 participantes acharam o jogo longo demais (7,6%) e 31 não gostaram do design do jogo (13,8%). Portanto, pode-se inferir que o jogo desenvolvido pode ser utilizado como ferramenta de ensino e promoção da saúde. Além disso, possui elevado potencial como instrumento de inovação no processo de comunicação e uma promissora metodologia de divulgação científica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1132
Collections
  • Ciências da Saúde

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