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dc.contributor.advisorCavalcanti, Juliana Veiga
dc.date.accessioned2024-09-23T12:38:44Z
dc.date.available2024-09-23T12:38:44Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGOUVEA, Naiara Magalhães de. Planejamento de educação permanente para profissionais de saúde na atenção básica com foco no covid longo: relato de experiência. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1122
dc.description.abstractCom toda a percussão da pandemia e a COVID-19, surgiu uma nova condição clínica percebida ao longo dos últimos anos com o relatado de usuários relatando sintomas persistentes mesmo após a fase de infecção pelo vírus SARS-COV-2, sendo denominada, sendo reconhecida hoje pela OMS como COVID longa, gerando novos desafios para os profissionais de saúde da atenção básica que são porta de entrada desses usuários. Desse modo, o presente trabalho consiste em um relato de experiência, com o objetivo de promover estratégia de educação permanente em saúde para profissionais na atenção básica com foco no acompanhamento do COVID longo. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, referente ao planejamento de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre o COVID Longo, para os profissionais de saúde de um Centro Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. O interesse e a viabilidade de execução da proposta foram verificados a partir do diálogo com a profissional gestora local da referida unidade de saúde. Resultados esperados: A elaboração da presente proposta de intervenção foi desafiadora visto que ainda há poucas evidências disponíveis na literatura dentro da temática do COVID Longo, justamente por ser uma condição de saúde nova. Espera-se que através da estratégia criada para a intervenção através da educação permanente que será realizada e dos materiais de apoio que serão disponibilizados para os profissionais de saúde no dia da intervenção, que eles possam aprimorar o conhecimento, se capacitarem melhor para as demandas perceber a importância da educação permanente, e ter mais facilidade em identificar os usuários com sinais e sintomas do COVID longo, para assim encaminhá-los da melhor forma e proporcionar um melhor acolhimento e maior qualidade de vida deste usuário. 6 Conclusão: Com o relato de experiência podemos concluir o quão importante é planejar estratégias de Educação permanente dentro de uma unidade básica de saúde, a capacitar esses profissionais que atuam diretamente com o usuário para que ele possa manejar esse indivíduo e levar uma informação mais completa e adequada para sequelas do COVID longo. Desafios ainda são encontrados, visto que essa condição de saúde é nova e existem poucos estudos realizados dentro dessa temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID longopt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectVírus SARS Cov-2pt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectPráticas colaborativaspt_BR
dc.titlePlanejamento de educação permanente para profissionais de saúde na atenção básica com foco no covid longo: relato de experiência.pt_BR
dc.contributor.authorGouvea, Naiara Magalhães de
dc.typeTCCpt_BR


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