Planejamento de educação permanente para profissionais de saúde na atenção básica com foco no covid longo: relato de experiência.
Resumo
Com toda a percussão da pandemia e a COVID-19, surgiu uma nova
condição clínica percebida ao longo dos últimos anos com o relatado de usuários
relatando sintomas persistentes mesmo após a fase de infecção pelo vírus
SARS-COV-2, sendo denominada, sendo reconhecida hoje pela OMS como COVID
longa, gerando novos desafios para os profissionais de saúde da atenção básica
que são porta de entrada desses usuários. Desse modo, o presente trabalho
consiste em um relato de experiência, com o objetivo de promover estratégia de
educação permanente em saúde para profissionais na atenção básica com foco no
acompanhamento do COVID longo. Metodologia: O presente trabalho trata-se de
um relato de experiência, referente ao planejamento de uma intervenção de
Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre o COVID Longo, para os
profissionais de saúde de um Centro Municipal de Saúde da cidade do Rio de
Janeiro. O interesse e a viabilidade de execução da proposta foram verificados a
partir do diálogo com a profissional gestora local da referida unidade de saúde.
Resultados esperados: A elaboração da presente proposta de intervenção foi
desafiadora visto que ainda há poucas evidências disponíveis na literatura dentro da
temática do COVID Longo, justamente por ser uma condição de saúde nova.
Espera-se que através da estratégia criada para a intervenção através da educação
permanente que será realizada e dos materiais de apoio que serão disponibilizados
para os profissionais de saúde no dia da intervenção, que eles possam aprimorar o
conhecimento, se capacitarem melhor para as demandas perceber a importância da
educação permanente, e ter mais facilidade em identificar os usuários com sinais e
sintomas do COVID longo, para assim encaminhá-los da melhor forma e
proporcionar um melhor acolhimento e maior qualidade de vida deste usuário.
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Conclusão: Com o relato de experiência podemos concluir o quão importante
é planejar estratégias de Educação permanente dentro de uma unidade básica de
saúde, a capacitar esses profissionais que atuam diretamente com o usuário para
que ele possa manejar esse indivíduo e levar uma informação mais completa e
adequada para sequelas do COVID longo. Desafios ainda são encontrados, visto
que essa condição de saúde é nova e existem poucos estudos realizados dentro
dessa temática.