A plataforma Discord como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada
Resumen
Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais
ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a
busca pela plataforma ideal para ministrar aulas é complexa. Este artigo tem como objetivo avaliar uma
proposta de formação continuada que envolve a adequação do Discord, uma plataforma utilizada
principalmente para comunicação em jogos online, em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
que permita aos professores mais autonomia através de um ambiente personalizado. Foram realizadas
pesquisas com docentes da rede pública de ensino de Arraial do Cabo, abordagens de questões como a
inclusão digital nas escolas sendo um obstáculo e a receptividade dos alunos por conta do dinamismo,
e, principalmente a aplicação do “Formando Discorders”, uma oficina voltada para ensinar os
participantes (profissionais da área pedagógica) a configurarem seus próprios ambientes virtuais de
aprendizagem e ministrarem aulas pelo programa. Com isso procurou-se apresentar a proposta para estes
docentes e receber feedbacks sobre os conceitos abordados, visando concluir se a plataforma é ou não
viável para utilização em sala de aula, como recurso de comunicação audiovisual.