dc.description.abstract | O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a construção de um Projeto Eco-Político-Pedagógico, com um viés interdisciplinar para a Educação Ambiental, a partir da experiência da Classe Popular do bairro Centenário da cidade de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro. Entre os debates sobre pobreza, degradação ambiental e os seus impactos sobre as condições de vida da população do bairro Centenário, pretende qualificar os estudantes para o acesso às escolas técnicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e também para as universidades públicas. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica referente à educação pública e educação popular, oficina participativa com os professores da Classe Popular, como campo de pesquisa sobre as narrativas do cotidiano da Classe Popular. O estudo parte de que é preciso construir um projeto alternativo e popular de educação informal na referida comunidade, a partir da análise da exclusão dos jovens nas instituições públicas federais de educação instaladas no município de Duque de Caxias, em consonância com a complexidade dos problemas ambientais que o bairro Centenário vem sofrendo desde a sua formação. Para compreender os processos educacionais, sociais e ambientais, foi necessário também compreender o seu entorno. Deste modo, mergulhamos na história do bairro Centenário, no avanço da desigualdade social, ambiental e cultural na comunidade. Adotamos como suporte teórico-metodológico Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros autores que contribuíram com suas reflexões ao longo desse trabalho nos incentivando a pensar a relação existente entre educação, justiça ambiental, racismo ambiental, trabalho e a importância da escola pública. | pt_BR |