Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraldi, Etiane, orient.
dc.date.accessioned2024-09-19T16:39:25Z
dc.date.available2024-09-19T16:39:25Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMENDES, Alessandro Sebastião Velho. Educação Ambiental e Educação Popular: a construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Classe Popular Pré-técnica do bairro Centenário em Duque de Caxias-RJ. Orientadora: Etiane Araldi. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos Ambientais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1107
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a construção de um Projeto Eco-Político-Pedagógico, com um viés interdisciplinar para a Educação Ambiental, a partir da experiência da Classe Popular do bairro Centenário da cidade de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro. Entre os debates sobre pobreza, degradação ambiental e os seus impactos sobre as condições de vida da população do bairro Centenário, pretende qualificar os estudantes para o acesso às escolas técnicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e também para as universidades públicas. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica referente à educação pública e educação popular, oficina participativa com os professores da Classe Popular, como campo de pesquisa sobre as narrativas do cotidiano da Classe Popular. O estudo parte de que é preciso construir um projeto alternativo e popular de educação informal na referida comunidade, a partir da análise da exclusão dos jovens nas instituições públicas federais de educação instaladas no município de Duque de Caxias, em consonância com a complexidade dos problemas ambientais que o bairro Centenário vem sofrendo desde a sua formação. Para compreender os processos educacionais, sociais e ambientais, foi necessário também compreender o seu entorno. Deste modo, mergulhamos na história do bairro Centenário, no avanço da desigualdade social, ambiental e cultural na comunidade. Adotamos como suporte teórico-metodológico Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros autores que contribuíram com suas reflexões ao longo desse trabalho nos incentivando a pensar a relação existente entre educação, justiça ambiental, racismo ambiental, trabalho e a importância da escola pública.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectJustiça ambientalpt_BR
dc.subjectRacismo ambientalpt_BR
dc.titleEducação Ambiental e Educação Popular : a construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Classe Popular Pré-técnica do bairro Centenário em Duque de Caxias-RJpt_BR
dc.contributor.authorMendes, Alessandro Sebastião Velho
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples