dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como
aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação
de metodologias ativas, em específico, o uso de plataformas gamificadas como recurso estratégico-
pedagógico a fim de propor aulas mais dinâmicas, desafiadoras e interativas, além do engajamento e da
motivação dos envolvidos. O método de pesquisa usado foi a pesquisa-ação e o estudo tem como
público-alvo alunos do 6o ano, que em 2020 tiveram que adaptar as práticas tradicionais de ensino
presencial para o ensino remoto, e, em 2021, do ensino remoto para o ensino híbrido. Ao final da
pesquisa, pôde-se constatar que a utilização dessas plataformas gamificadas como recurso estratégico-
pedagógico atingiu o objetivo de motivar, integrar, instigar, entreter e captar a atenção desses alunos
que, devido às características próprias à idade, apresentam uma dificuldade em se concentrar em aulas
pouco atrativas. Porém fato pertinente a ser sinalizado foi que, através da avaliação feita pelos alunos
do trabalho desenvolvido, muitos relataram a necessidade, também, do uso do livro didático como aporte
teórico para estudos complementares de reforço juntamente com as Tecnologias Digitais da Informação
e Comunicação - TDIC. | pt_BR |