Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.contributor.advisorChagas, Carmen Elena das
dc.date.accessioned2024-09-18T19:46:12Z
dc.date.available2024-09-18T19:46:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSANTOS, Barbara Martins dos. Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1102
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ativas, em específico, o uso de plataformas gamificadas como recurso estratégico- pedagógico a fim de propor aulas mais dinâmicas, desafiadoras e interativas, além do engajamento e da motivação dos envolvidos. O método de pesquisa usado foi a pesquisa-ação e o estudo tem como público-alvo alunos do 6o ano, que em 2020 tiveram que adaptar as práticas tradicionais de ensino presencial para o ensino remoto, e, em 2021, do ensino remoto para o ensino híbrido. Ao final da pesquisa, pôde-se constatar que a utilização dessas plataformas gamificadas como recurso estratégico- pedagógico atingiu o objetivo de motivar, integrar, instigar, entreter e captar a atenção desses alunos que, devido às características próprias à idade, apresentam uma dificuldade em se concentrar em aulas pouco atrativas. Porém fato pertinente a ser sinalizado foi que, através da avaliação feita pelos alunos do trabalho desenvolvido, muitos relataram a necessidade, também, do uso do livro didático como aporte teórico para estudos complementares de reforço juntamente com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleGamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemiapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Barbara Martins dos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples