Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarros, Álvaro Gonçalves de
dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.date.accessioned2024-09-17T17:32:49Z
dc.date.available2024-09-17T17:32:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCARVALHO, Kátia Neves. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: perspectivas de uso por docentes no período pós-pandemia. 22 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1096
dc.description.abstractOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVA, eram mais utilizados nos cursos de modalidade a distância, até que em 2019, com o início da pandemia do covid-19, e ele se tornou um recurso importante para que fosse possível dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. Por meio de pesquisa quali-quantitativa, feita através de formulário com professores, buscou-se entender quais são as intenções quanto a continuação da utilização dos AVAs, no período de pós-pandemia, e suas justificativas. Após análise dos dados coletados, foi possível perceber que fatores que poderiam influenciar negativamente no resultado, como idade, tempo de atuação, modalidade e nível de ensino para qual lecionavam, bem como conhecimento prévio dessas ferramentas, não influenciaram no resultado, que foi de 78,9% de pretensão de uso dos AVAs no período pós-pandemia. Dessa forma, conclui-se que a pandemia do covid-19 pode ter contribuído para quebra de paradigmas no setor educacional, sendo a aceitação e intenção de continuação de uso de tecnologias e ferramentas digitais, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, em um ambiente de educação tradicional e presencial, indicador que corrobora para afirmar esta teoriapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.titleAmbientes Virtuais de Aprendizagem: perspectivas de uso por docentes no período pós-pandemiapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Kátia Neves
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples