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Estratégias didático-pedagógicas inclusivas no currículo do ensino fundamental na escola brasileira: uma revisão integrativa da literatura.

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Ver/
Maria Luciana Monteiro Guimarães (704.9Kb)
Fecha
2023
Autor
Guimarães, Maria Luciana Monteiro
Metadatos
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Resumen
A educação é reconhecida como um direito universal previsto e regulamentado por lei, de forma a preconizar a igualdade acerca das condições para o acesso e permanência na escola, considerando e respeitando a diversidade e as especificidades dos alunos. Decisões legais como estas, fortalecem a necessidade da implementação de estratégias didático-pedagógicas diversificadas, a partir da Educação Inclusiva, que favoreçam o acesso, participação, ensino e aprendizado de indivíduos com deficiência. A Paralisia Cerebral, é a causa mais frequente de deficiência durante o período da infância e as suas repercussões impactam na funcionalidade, desempenho de atividade e participação, e consequentemente acabam por influenciar o desempenho escolar do indivíduo. Com o avanço da tecnologia, recursos como a Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), são capazes de criar novas possibilidades e métodos pedagógicos a partir da imersão e interatividade do aluno com determinado conteúdo curricular, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo conhecer as estratégias didático-pedagógicas relacionadas ao uso de recursos como a RV e a RA nos componentes curriculares do ensino fundamental brasileiro. Foram incluídos sete artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. No geral, estes mostraram que a RV e RA são ferramentas metodológicas capazes de despertar maior interesse e atenção por parte dos alunos típicos e deficientes, estimulando a participação ativa, permitindo aproximação e visualização prática acerca dos componentes curriculares do ensino, apontando para uma proposta metodológica inclusiva na escola formal brasileira.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1093
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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