Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-05T17:17:26Z
dc.date.available2024-09-05T17:17:26Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.citationVIEIRA, Rodrigo Magalhães. Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 39f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1072
dc.description.abstractO presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectCultura - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleOs mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Rodrigo Magalhães
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples