dc.date.accessioned | 2024-09-05T17:17:26Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T17:17:26Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Rodrigo Magalhães. Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 39f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1072 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que
possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O
objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter
relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a
transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a
valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o
reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de
representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física
poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão
oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para
buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta
de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua
concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial
teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas
contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar
para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na
inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não
dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultura - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Rodrigo Magalhães | |
dc.type | TCC | pt_BR |