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Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.

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Ver/
Rodrigo Magalhães Vieira.pdf (701.0Kb)
Fecha
2018-12-14
Autor
Vieira, Rodrigo Magalhães
Metadatos
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Resumen
O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1072
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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