Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-05T15:04:09Z
dc.date.available2024-09-05T15:04:09Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.citationBRUNO FILHO, Paulo Celio Barros. Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 21f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1070
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em referenciais bibliográficos e documentais que ofereceram subsídios necessários para compreender a importância da Educação Infantil (EI), da Educação Física (EF) e da Musicalização, nesta etapa da educação básica. Para respaldar esta pesquisa, utilizei como suportes os documentos oficias da educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, nº 9.394/1996; a Constituição Federal de 1988, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As análises realizadas nas referências bibliográficas se debruçaram nas temáticas abordadas por alguns autores como: KUHLMANN (1999), FARIA, PALMEIRA E ANGOTE (2012), MELHUISH (2013), SILVA (2010) e ANDRADE (2010) que se preocuparam em compreender a importância da EI para a primeira etapa da educação básica, CAMPÃO (2008) e STEIN (2015) que analisaram a importância da EF, SAYÃO (2002) que abordou sobre a formação dos professores atuantes nesta etapa da educação e BRÉSCIA (2003), LORENTZ (2015) e RIBEIRO (2015) que investigaram sobre a musicalização infantil. Apesar de a pesquisa ter obtido informações importantes, que destacaram o potencial da inserção da musicalização nas aulas de Educação Física, a fim de intensificar o desenvolvimento das crianças, é necessário, em outro momento, adensar ainda mais este estudo, visando coletar dados para correlacionar as informações sobre a temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEducação física - Educação infantilpt_BR
dc.subjectEducação Física - Músicapt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Educação infantilpt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleEducação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantilpt_BR
dc.contributor.authorBruno Filho, Paulo Célio Barros
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples