dc.date.accessioned | 2024-09-05T15:04:09Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T15:04:09Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.identifier.citation | BRUNO FILHO, Paulo Celio Barros. Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 21f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1070 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de
Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das
crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em
referenciais bibliográficos e documentais que ofereceram subsídios necessários para
compreender a importância da Educação Infantil (EI), da Educação Física (EF) e da
Musicalização, nesta etapa da educação básica. Para respaldar esta pesquisa,
utilizei como suportes os documentos oficias da educação, tais como a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, nº 9.394/1996; a Constituição
Federal de 1988, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As análises realizadas nas referências
bibliográficas se debruçaram nas temáticas abordadas por alguns autores como:
KUHLMANN (1999), FARIA, PALMEIRA E ANGOTE (2012), MELHUISH (2013),
SILVA (2010) e ANDRADE (2010) que se preocuparam em compreender a
importância da EI para a primeira etapa da educação básica, CAMPÃO (2008) e
STEIN (2015) que analisaram a importância da EF, SAYÃO (2002) que abordou
sobre a formação dos professores atuantes nesta etapa da educação e BRÉSCIA
(2003), LORENTZ (2015) e RIBEIRO (2015) que investigaram sobre a musicalização
infantil. Apesar de a pesquisa ter obtido informações importantes, que destacaram o
potencial da inserção da musicalização nas aulas de Educação Física, a fim de
intensificar o desenvolvimento das crianças, é necessário, em outro momento,
adensar ainda mais este estudo, visando coletar dados para correlacionar as
informações sobre a temática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Música | pt_BR |
dc.subject | Música - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música - Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruno Filho, Paulo Célio Barros | |
dc.type | TCC | pt_BR |