Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil
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Data
2019-12-20Autor
Bruno Filho, Paulo Célio Barros
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Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de
Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das
crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em
referenciais bibliográficos e documentais que ofereceram subsídios necessários para
compreender a importância da Educação Infantil (EI), da Educação Física (EF) e da
Musicalização, nesta etapa da educação básica. Para respaldar esta pesquisa,
utilizei como suportes os documentos oficias da educação, tais como a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, nº 9.394/1996; a Constituição
Federal de 1988, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As análises realizadas nas referências
bibliográficas se debruçaram nas temáticas abordadas por alguns autores como:
KUHLMANN (1999), FARIA, PALMEIRA E ANGOTE (2012), MELHUISH (2013),
SILVA (2010) e ANDRADE (2010) que se preocuparam em compreender a
importância da EI para a primeira etapa da educação básica, CAMPÃO (2008) e
STEIN (2015) que analisaram a importância da EF, SAYÃO (2002) que abordou
sobre a formação dos professores atuantes nesta etapa da educação e BRÉSCIA
(2003), LORENTZ (2015) e RIBEIRO (2015) que investigaram sobre a musicalização
infantil. Apesar de a pesquisa ter obtido informações importantes, que destacaram o
potencial da inserção da musicalização nas aulas de Educação Física, a fim de
intensificar o desenvolvimento das crianças, é necessário, em outro momento,
adensar ainda mais este estudo, visando coletar dados para correlacionar as
informações sobre a temática.
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