Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-05T14:57:37Z
dc.date.available2024-09-05T14:57:37Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationMONTEIRO, Natália Teles Martins. Lúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 28f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1069
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional (artigos, dissertações e teses) dos últimos 5 anos, data da alteração da LDB pela Nº 12.796 (BRASIL, 2013), no intuito de identificar estudos de intervenção que utilizam atividades lúdicas na educação infantil pesquisadas em escolas brasileiras. A busca foi realizada no repositório Periódicos Capes usando termos/descritores de busca relacionados ao lúdico, ludicidade, brincar e a brincadeira tendo como limitador estudos desenvolvidos na educação infantil. Foram encontrados oito estudos de intervenção abordando temas da saúde, jogos e papéis sociais, música, ciência e matemática. As atividades lúdicas utilizadas foram jogos, quebracabeça, teatro de fantoches, história em quadrinhos, contos e dramatização, música, experimento com bolinha de sabão. De maneira geral, as atividades lúdicas propostas alcançaram com certo sucesso seus objetivos, constituindo uma importante fonte de informação para os professores da educação infantil. No entanto, outras questões foram levantadas: Como a composição da turma afeta o desenvolvimento de atividades lúdicas? Diferentes contextos podem afetar a forma como a atividade lúdica é ressignificada pelas crianças? Tais questões podem nortear estudos futuros sobre atividades lúdicas na educação infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEducação física - Educação infantilpt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleLúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola.pt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Natália Teles Martins
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples