Lúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola.
Fecha
2018-07-06Autor
Monteiro, Natália Teles Martins
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional (artigos,
dissertações e teses) dos últimos 5 anos, data da alteração da LDB pela Nº 12.796 (BRASIL,
2013), no intuito de identificar estudos de intervenção que utilizam atividades lúdicas na
educação infantil pesquisadas em escolas brasileiras. A busca foi realizada no repositório
Periódicos Capes usando termos/descritores de busca relacionados ao lúdico, ludicidade,
brincar e a brincadeira tendo como limitador estudos desenvolvidos na educação infantil.
Foram encontrados oito estudos de intervenção abordando temas da saúde, jogos e papéis
sociais, música, ciência e matemática. As atividades lúdicas utilizadas foram jogos, quebracabeça, teatro de fantoches, história em quadrinhos, contos e dramatização, música,
experimento com bolinha de sabão. De maneira geral, as atividades lúdicas propostas
alcançaram com certo sucesso seus objetivos, constituindo uma importante fonte de
informação para os professores da educação infantil. No entanto, outras questões foram
levantadas: Como a composição da turma afeta o desenvolvimento de atividades lúdicas?
Diferentes contextos podem afetar a forma como a atividade lúdica é ressignificada pelas
crianças? Tais questões podem nortear estudos futuros sobre atividades lúdicas na educação
infantil.