Search
Now showing items 1-9 of 9
Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI IFRJ: 2024-2028
(IFRJ - REITORIA, 2024)
O documento apresenta o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das políticas e ações para o desenvolvimento das atividades executadas no âmbito administrativo do IFRJ.
Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com
o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão
de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no ...
Omnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
A necessidade de um viés omnilateral para a formação profissional de professores de
nível médio, modalidade Normal, é uma muito debatida e deve ser buscada em prol
de uma prática mais abrangente e crítica. O objetivo ...
As questões étnicos-raciais nas práticas pedagógicas dos professores do PROEJA como forma de evitar o epistemicídio negro no currículo integrado.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Esta pesquisa investigou as práticas pedagógicas dos docentes do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Verificou-se como ...
Tília: um jogo como recurso para desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Considerando a educação profissional e tecnológica e a sua articulação e integração
com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho,
da ciência, da cultura e tecnologia na perspectiva de ...
Perfil demográfico e profissional dos servidores com deficiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro: O mundo do trabalho e o processo e inclusão.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo
IBGE em 2022, estima-se que o Brasil apresenta 18,6 milhões de pessoas com
deficiência em idade igual ou superior a dois anos. A pesquisa ...
Da fábrica de material didático a uma unidade de ensino: uma viagem interativa no tempo na UNED Maria da Graça do CEFET/RJ no desenvolvimento de uma formação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Esta pesquisa teve como principal objetivo resgatar e divulgar memórias, em recortes
temporais, do Cefet/RJ (1917 e 1967), da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED)
Maria da Graça (2006), construída em uma fábrica de ...
Mundo do trabalho contemporâneo na Web 3.0: contribuindo com a formação integral dos discentes do curso Operador de Computador da FAETEC, RJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Este trabalho acadêmico visa disseminar informações cruciais sobre linguagens e
tecnologias da Web 3.0 (Web3), essenciais para a atualização e formação no âmbito da
aprendizagem dos alunos do curso de Operador de Computador ...
Regulamento Institucional das Bibliotecas
(IFRJ - REITORIA, 2024-12-10)
O presente Regulamento tem como objetivo disciplinar os procedimentos de uso e funcionamento das Bibliotecas vinculadas tecnicamente à Coordenação Geral de Bibliotecas (CGBiblio) do Instituto Federal de Educação, Ciência ...