Search
Now showing items 1-9 of 9
Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas
formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química.
Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ...
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e
representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto
Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de CaxiasRJ), na ...
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a
marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz
atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ...
Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que
utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice-
versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ...
A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas
de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por
alternativas para incorporar o conhecimento científico, ...
Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de
alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de
embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ...
Análise do projeto parque Orla Paratininga Alfredo Sirkis - Niterói/RJ
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)
Segundo a International Union for Conservation of Nature – IUCN, para ser considerada
uma Solução baseada na Natureza (SbN), um projeto deve abordar efetivamente os
desafios sociais, viabilizando a compreensão e documentação ...
Grandes projetos nacionais que geram conflitos sociais: um estudo de caso do projeto de recuperação e drenagem do Rio Imboaçu em São Gonçalo - RJ
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)
O presente trabalho é um estudo de caso do Projeto de Recuperação e Drenagem do Rio
Imboaçu, em São Gonçalo-RJ, visando analisar o impacto causado sobre as comunidades locais de
projetos de drenagem e revitalização dos ...
Reflexões sobre entraves e alternativas para a ampliação do acesso à energia fotovoltaica em unidades residenciais.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)
Capaz de produzir energia elétrica, o sistema fotovoltaico conectado à rede pode contribuir
para a melhoria do fornecimento de energia de forma intermitente, utilizando basicamente os
módulos fotovoltaicos, inversor e ...