• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Search
  •   DSpace Home
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 13

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos. 

Barreira, Jessica Passos (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química. Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ...
Thumbnail

Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude. 

Souza, Júlio Cesar Rodrigues de (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias­RJ), na ...
Thumbnail

Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química. 

Pimental, Matheus Schuengue (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020)
Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa ...
Thumbnail

A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas. 

Leandro, Izabella de Aquino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ...
Thumbnail

Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias. 

Costa, Ingrid Freitas da (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022)
A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção ...
Thumbnail

Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental. 

Filho, Luiz Carlos Reis da Silva (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice- versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ...
Thumbnail

A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal. 

Souza, Gabriela Lemos Ribeiro de (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, ...
Thumbnail

Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM. 

Oliveira, Wallace Alves de (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020)
Percebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes desafios para os professores da área. Nota­se uma dificuldade que se estabelece em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, ...
Thumbnail

Análise da percepção de estudantes de um pré-­vestibular social sobre o ensino de química na educação básica. 

Lorêdo, Lívia Araújo (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ...
Thumbnail

Análise do projeto parque Orla Paratininga Alfredo Sirkis - Niterói/RJ 

Silva, Nathalia Marques (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)
Segundo a International Union for Conservation of Nature – IUCN, para ser considerada uma Solução baseada na Natureza (SbN), um projeto deve abordar efetivamente os desafios sociais, viabilizando a compreensão e documentação ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorBarreira, Jessica Passos (1)Costa, Ingrid Freitas da (1)Costa, Mateus Diniz Lobo da (1)Filho, Luiz Carlos Reis da Silva (1)Leandro, Izabella de Aquino (1)Lorêdo, Lívia Araújo (1)Oliveira, Wallace Alves de (1)Pimental, Matheus Schuengue (1)Silva, Adriana Rangel de Souza (1)Silva, Nathalia Marques (1)... View MoreSubject
NATURAL SCIENCES (13)
Comunidade (1)Cultura indígena. Corantes naturais. Ensino de química. (1)Divulgação científica. Educação formal. Formação inicial de professores. Ensino de química. (1)Educação de jovens e adultos. Ensino de química. Formação inicial de professores. (1)Energia Solar (1)Ensino de química. Química analítica. Metrologia básica. Estudos de caso. (1)Fontes Geradoras de Energia (1)Impactos socioambientais (1)Infraestrutura verde; Lagoa de Piratininga; Jardim Filtrante (1)... View MoreDate Issued2021 (9)2020 (2)2022 (2)Has File(s)Yes (13)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV