Search
Now showing items 1-10 of 10
O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)
Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao
respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de
um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ...
Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)
Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os
educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa
no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ...
Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)
O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira
desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos,
em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ...
O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-27)
Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a
ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar
tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar ...
Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam
dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que
as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ...
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)
A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de
compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado
amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos
quanto à construção ...
Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)
A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a
matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas
investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ...
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)
O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação
dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de
aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ...
Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-11-27)
O presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a
informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um
método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas ...
Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-03)
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para
atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na
idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória ...