Efeitos da educação em dor e da orientação ergonômica em trabalhadores administrativos do IFRJ campus Realengo: relato de experiência.
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do autor na condução de uma oficina de Educação em dor e orientação ergonômica em trabalhadores administrativos do IFRJ Campus Realengo e como objetivos específicos, (1) encorajar e orientar os trabalhadores administrativos do IFRJ sobre os benefícios da prática de atividades físicas e prazerosas, para a diminuição da dor e do estresse;(2) realizar orientação ergonômica no posto laboral dos trabalhadores administrativos do IFRJ, (3) Produção de uma cartilha com orientações de exercícios que promovam maior qualidade de vida para os trabalhadores envolvidos do projeto e (4) realizar educação em dor com os trabalhadores administrativos do IFRJ. Metodologia: relato de experiência a partir de uma intervenção do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de pesquisa. A proposta de ação foi composta por uma oficina de 5 dias contendo dois processos educacionais: Educação em dor e a orientação ergonômica do posto laboral dos trabalhadores. Foram incluídos 5 participantes, trabalhadores administrativos do IFRJ Campus Realengo, todos do sexo masculino com idade entre 30 e 50 anos. Como instrumentos de intervenção, foi utilizado o inventário breve de dor e escala visual analógica da dor (EVA), o instrumento de avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref) e o Questionário de Sensibilização Central (Brazilian Portuguese Central Sensitization Inventory – BP–CSI). Resultados: a experiência obtida nesta oficina foi bastante positiva, e provocou processos de reflexão entre os participantes. Foram observadas mudanças na forma de compreensão e manejo da dor que foram observadas nos participantes, diminuição dos quadros de dor, estímulo a prática de exercícios físicos, ao autocuidado e mudanças no estilo de vida, nos fazem sugerir que estes possam ter sido fatores efetivamente importantes na melhora na sua qualidade de vida. Contudo, sugerimos que este relato de experiência possa servir de estímulo a outros projetos de cunho acadêmico-científico de modo a garantir resultados mais fidedignos e relevantes para a pesquisa científica nesta área.