Análise do desempenho no teste da ponta do pé em idosos da comunidade e idosos institucionalizados.
Resumo
Introdução: O Heel-Rise Test, Calf-Raise ou Teste da Ponta do Pé (TPP) tem sido
descrito e utilizado na literatura para avaliar a endurance da musculatura do
tornozelo. Apesar de ser um teste simples e prático, não há consenso sobre sua
padronização e a confiabilidade ainda é limitada na prática clínica com idosos e, até
onde sabemos, não há estudo que tenha aplicado o TPP em idosos
institucionalizados. Objetivo: Avaliar o desempenho no TPP em idosos da
comunidade e institucionalizados. Metodologia: Foi realizado um estudo de
delineamento transversal, com 75 pessoas idosas, de ambos os sexos, recrutadas
por conveniência em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no
Instituto de Neurologia Deolindo Couto e no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
no município do Rio de Janeiro - RJ. O desempenho musculoesquelético do
tornozelo foi analisado pelo TPP e o desempenho da capacidade funcional foi
avaliado por meio de uma bateria de exames, composto pelo teste de caminhada de
dez metros (TC10m), Timed Up and Go (TUG), teste de sentar e levantar da cadeira
por cinco vezes (TSL5X) e força de preensão manual (FPM). A ocorrência de
quedas foi avaliada por uma triagem e a percepção da dor através do Questionário
Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSM). Resultados: A amostra geral dos
participantes apresentou média de 33,2 (DP±12,75) repetições no TPP e o melhor
desempenho foi encontrado em homens. O desempenho da elevação do calcanhar
bipodal correlacionou-se moderadamente com os testes de capacidade funcional
(TUG r=-0,377; p<0,001; TSL5X r=-0,433; p<0,001; TC10M r=0,408; p<0,001; FPM
r=0,433; p<0,001). Conclusão: Os achados da análise mostram que o TPP é uma
ferramenta simples e de baixo custo que pode ajudar a complementar a avaliação
dos membros inferiores de pessoas idosas para rastrear e identificar prejuízos na
musculatura da articulação do tornozelo-pé e os desfechos negativos de
funcionalidade.